quarta-feira, 17 de junho de 2015

 Mestrado na França - Masters en France



A estudante Luciana Feingold, formada em Publicidade pela Estácio-Fic, MBA em Marketing na FGV, compartilha suas experiências e os processos que constituem a conquista de um mestrado na França.

Com iniciativa da estudante e muito empenho, ela conseguiu por conta própria o mestrado na França.  Master en Création Contemporaine et Industries Culturelles à l'Université de Limoges, France.

Em áudio a mestranda fala da Campus France e das etapas vividas, testes de proficiências realizados e como foi montar o dossiê de candidatura para o mestrado. Fala ainda,  sobre  a importância de prestar provas como TOELF e TFC para sua conquista.

O TCF Tout Public é a prova básica de múltipla escolha que tem 3 áreas de avaliação: compreensão oral, compreensão escrita e gramática, mas existem também provas complementares optativas de expressão oral e escrita. Também fica a critério da universidade quais provas o candidato deve fazer. No meu caso, fiz somente a Tout Public e consegui o B2, o processo foi o  suficiente para a aprovação da estudante em  uma das universidades para as quais enviou o dossiê e foi aceita.

Luciana explicou que o sistema do TFC é mais tranquilo, comparado a outros testes. Uma pessoa, aplica a prova numa sala de aula comum na Aliança Francesa de Fortaleza. O caderno de respostas é impresso e a única parte em que você não pode determinar o tempo é a de compreensão oral, pois, todos os candidatos escutam ao mesmo tempo. Nas demais seções, você pode escolher quanto tempo gasta em cada questão, o que é considerado mais razoável. Com o Termino da prova 5 min antes do prazo, ela conseguiu ler todas as questões atentamente. Sem saber exatamente como avaliar seu desempenho na parte dos áudios, pois, tinham outros ruídos, como se escutássemos um programa de rádio, o que em outra língua pode ser complicado. Mas no geral, sabia que havia se saído bem.

O estudante ao concorrer ou enfrentar um intercâmbio, tem que estar ciente da responsabilidade e o quão focado deverá está para realizar o tão sonhado intercâmbio. Experiências anteriores, como vivida pela Luciana, que morou 6 meses em Nova York, ajudam muito em um intercâmbio de mestrado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário