quarta-feira, 17 de junho de 2015

Organize sua viagem de intercâmbio: passaporte, visto e moradia

O sonho do intercâmbio se concretizou e você precisa se organizar para viajar, o momento de viver uma experiência incrível que vai ampliar seus conhecimentos com outras culturas, e agora é necessário providenciar passaporte, visto e moradia. É importante organizar tudo com antecedência para ter uma viagem tranquila e sem imprevistos.
O primeiro passo é o passaporte, o aluno deve solicitar logo, pois esse processo costuma demorar. O visto será feito após a aprovação da instituição que o estudante tem a intenção de estudar. Se você já tiver a data da viagem, pesquise a passagem aérea pois algumas agências de viagens oferecem descontos para estudantes que realizam intercâmbio.


PASSAPORTE
Para tirar o passaporte é preciso comparecer em um posto de atendimento da Polícia Federal para apresentar alguns documentos e entregar um formulário de requerimento com um comprovante do pagamento da taxa de emissão do passaporte. Para saber a documentação necessária, os endereços das superintendências da Polícia Federal e outras informações, acesse o site www.dpf.gov.br.


VISTO
Cada país possui suas regras para a emissão do visto, e a maioria exige esse tipo de autorização mesmo para quem vai estudar por pouco meses. Portanto, antes de embarcar, confira se seu país de destino faz essa exigência.


Para se precaver de eventuais problemas de saúde, é bom contratar uma assistência média, ou seja, um seguro de saúde, para cobrir o período que estiver no exterior. Em alguns países, como Africa do Sul, é preciso de vacinar para ingressar no país, consulte o consulado ou embaixada no Brasil para saber se você tem que se vacinar ou até realizar alguns exames. Já a acomodação vai depender do perfil de cada estudante.


MORADIA
A casa de familiares é a opção mais econômica para morar, alguns estudantes vão ter essa vantagem de possuir um parente no exterior. Outra opção é se hospedar nos alojamentos estudantis, são prédios dentro ou fora das escolas que o estudante vai cursar o intercâmbio, e eles compartilham quarto, banheiro, e dividem as atividades para ter uma organização no local que convivem.
Uma opção alternativa é alugar um imóvel, indicado para quem fazer cursos de, no mínimo, seis meses de duração. Não é uma alternativa barata, mas o preço pode cair se você dividir a casa com outros estudantes. O imóvel já costuma vir mobiliado, mas o estudante vai arcar com as despesas de luz, água, gás e telefone.

O estudante Bruno Fernandes compartilha a experiência de fazer o visto, exames, passagens da sua viagem para o Canadá


Nenhum comentário:

Postar um comentário